VERBETES:

 Monica Setuyo Okamoto e Alisson Gebrim Krasota

Imprensa em língua japonesa publicada no Brasil no acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

 

Postado em 05/10/2015

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB), localizado no bairro da Liberdade, na capital de São Paulo, foi inaugurado no dia 18 de junho de 1978 e compõe o quadro de instituições culturais administradas pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

O projeto museológico, segundo seus fundadores, foi instituído para coletar, acondicionar e preservar documentos e objetos que traduzissem a história dos imigrantes japoneses no Brasil. Atualmente, o Museu conta com 1.592 m² de área de exposição permanente, além de uma biblioteca e uma hemeroteca localizadas no 3º andar do mesmo prédio. O acervo do Museu reúne 28 mil documentos escritos (impressos, revistas, anuários, boletins, diários e livros), além de microfilmes e fotos. Todo esse material é proveniente de doações da comunidade e coleções particulares, por essa razão o acervo encontra-se incompleto, contudo é possível ter acesso a documentos raros como o original do Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação Brasil-Japão de 1895 e jornais antigos em língua japonesa editados no Brasil.

No tocante a esses impressos, estão à disposição dos usuários, desde as primeiras edições dos jornais Burajiru Jihô (Notícias do Brasil) de 1917, Nippaku Shimbun (Jornal Nipo-Brasileiro) de 1917 e Shûkan Nambei (Semanário Sul-Americano) de 1918 até os mais recentes como o do São Paulo Shimbun (Jornal de São Paulo). É importante informar que todo esse material só passou a ser disponibilizado ao público de forma sistemática após a fundação do MHIJB no final da década de 1970. Apesar de a administração do Museu seguir uma política de conservação preventiva desse material, boa parte desse acervo, que ainda se encontra em papel, encontra-se em condições delicadas devido ao desgaste natural de seu manuseio.

Para citar este artigo

OKAMOTO, Monica Setuyo; KRASOTA, Alisson Gebrim.  Imprensa em língua japonesa publicada no Brasil no acervo do Museu Histórico da Imigração japonesa no Brasil. In: Site TRANSFOPRESS Brasil, disponível em: <http://transfopressbrasil.franca.unesp.br/verbetes/imprensajaponesaburajirujiho/>