Professora Monica Okamoto (UFPR) é contemplada por bolsa Fulbright

Monica Okamoto, da Universidade Federal do Paraná, foi contemplada com uma bolsa do programa Visiting Professor, da Comissão Fulbright Brasil, e irá ministrar seminários na Universidade Emory, a partir de agosto de 2023, além de desenvolver a pesquisa intitulada O uso da autoetnografia e do audiovisual para superar o racismo na diáspora asiática. Um estudo comparativo: Brasil e EUA.  O objetivo do estudo é explorar novas possibilidades de comunicação na luta antirracista no Brasil e nos Estados Unidos, uma vez que, segundo ela, argumentos sólidos e consistentes não parecem ser ferramentas em si suficientes para situações altamente polarizadas. Em sua abordagem, ela pretende envolver diretamente os alunos (as) em projetos de pesquisa ligados a questões sociais prementes.

Membro do Grupo de Pesquisa TRANSFOPRESS Brasil desde 2014, Okamoto vem desenvolvendo estudos acerca da imprensa em língua japonesa publicada no Brasil (1916 até os tempos atuais). Ela pretende apresentar suas pesquisas acerca dessa temática no Departamento de Estudos Brasileiros da Emory. Ainda, na esteira de projetos internacionais relacionados ao TRANSFOPRESS, Okamoto participou em 2021 como pesquisadora do projeto Transnational Japanese Diaspora: Preserving the Brazilian Nikkei Literary and Cultural Heritage, da Universidade de Stanford, e apresentou uma pesquisa acerca das colunas femininas dos jornais nipo-brasileiros.