VERBETES:

 Monica Setuyo Okamoto e Alisson Gebrim Krasota

 

Shûkan Nambei (O Semanário Sul-Americano). O primeiro jornal em língua japonesa no Brasil

 

Postado em 08/10/2015

Em janeiro de 1916, apenas oito anos após a chegada dos primeiros imigrantes japoneses, Ken’ichiro Hoshina lança o jornal Shûkan Nambei (O Semanário Sul-Americano). Considerado precursor da imprensa em língua japonesa no Brasil, o Nambei, que variava entre 12 a 30 páginas em folhas no formato 93 cm x 63 cm, estava longe de ser um jornal de qualidade profissional, ao menos em seu aspecto gráfico, pois era escrito à mão e impresso em litografia, mas mesmo assim teve boa vendagem inicial (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA JAPONESA, 1992).

Diferentemente dos jornais tradicionais, o Nambei não relatava os fatos do cotidiano do Brasil, pois seu foco encontrava-se na comercialização de terras na região da Alta Sorocabana, no interior de São Paulo. Esse interesse direcionado às terras do Centro-Oeste Paulista não surgiu à toa, pois Hoshina era também fundador e proprietário das colônias Vai-Bem e Alto Brejão localizadas nessa região. Apesar desse interesse comercial, o semanário dedicou espaço também para notícias do Japão, aspectos econômicos e políticos do mundo, atividades dos imigrantes japoneses da cidade de São Paulo, além de uma coluna literária (HANDA, 1970).

Hoshina havia trabalhado como agricultor e repórter no Havaí e no Texas, e essas experiências transnacionais, provavelmente, se refletiram em seus artigos no Nambei, que eram considerados muito complexos para os leitores da comunidade. Apesar de ter sido, por um breve período, o único impresso em língua japonesa no Brasil, o Nambei acabou fechando as portas após dois anos de atividades (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA JAPONESA, 1992).

Referências

HANDA, Tomoo.  O imigrante japonês. História de sua vida no Brasil. São Paulo: T.A Queiroz, Editor; Centro de Estudos Nipo-brasileiros, 1970.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA JAPONESA. Anarquista, imigrantes e o movimento operário brasileiro 1890-1920. São Paulo: Hucitec; Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, 1992.

Para citar este artigo

OKAMOTO, Monica Setuyo; KRASOTA, Alisson Gebrim.  Shûkan Nambei (O Semanário Sul-Americano). O primeiro jornal em língua japonesa no Brasil. in: Site TRANSFOPRESS Brasil, disponível em: <http://transfopressbrasil.franca.unesp.br/verbetes/semanariosulamericano/>