Professor Visitante na Universidade Laval – Canadá

Publicado em 06 de Março de 2020

Novembro de 2019 – Fevereiro de 2020

Como parte das atividades do Projeto Capes-Print/Unesp “Imprensa francófona publicada nas Américas: a imprensa alófona e as identidades nacionais”, foi realizado o estágio como Professora Visitante no Exterior na Faculté des lettres et des sciences humaines da Université Laval, Québec, Canadá.

Entre as atividades estão a participação nos Seminários “Médias 19” coordenado pelo Prof. Dr. Guillaume Pinson.

Dia 16 de dezembro de 2019 foi apresentado o Projeto sob o título “La presse francophone publiée dans les Amériques: la presse allophone et les identités nationales” para professores e alunos da pós-graduação das Faculdades de Letras e de História, parte deles vinculados ao grupo de pesquisa “Médias 19”.

No dia 10 de janeiro de 2020 foram apresentados resultados de pesquisa na aula “L’âge d’or de la presse française publiée au Brésil (1854-1924) – quelques résultats et hypothèses”, precedida de uma breve exposição sobre história da imprensa no Brasil para familiarizar o público estrangeiro com o tema.

O mesmo trabalho foi apresentado no GRÉLQ – Groupe de recherche et d’études sur le livre au Québec da Unversité de Sherbrooke no dia 17 de janeiro de 2020 a convite do Prof. Anthony Gilnoer.

E no dia 6 de fevereiro foi proferida a conferência “La presse franco-brésiliene et le modernisme pendant l’entre-deux-guerres: le cas de la Revue Française du Brésil” (RJ, 1932-1939).

Ainda houve a participação como ouvinte no seminário proferido por Alex Gagnon “Une histoire culturelle du chemin de fer (1832-1914) – état d’avancement du projet” e do seminário NUMAPRESSE – Médias 19 – “Correspondance et reportage de guerre” com Frédérick Bertrand (Université Laval); Lisa Bolz (Celsa – Sorbonne Université), Juliette Cherbonneaux Celsa – Sorbonne Université), Denis Ruellan (Celsa – Sorbonne Université), Nicolas Férard (ECPAD), Jean-Michel Utard (Université Strasbourg) e Pierre-Carl Langlais.

A cooperação no âmbito do auxílio a Redes Internacionais de Pesquisa da Capes-Print/Unesp avançou com perspectiva de bolsas no Médias 19 para alunos brasileiros e orientações em co-tutela, incluindo acordos de mobilidade docente e discente.

Também foi realizada Missão de Trabalho em Orono, Maine, Estados Unidos. Atividades foram desenvolvidas no Centre Franco-Américain (CFA) e os dois professores, Valéria Guimarães e Guillaume Pinson foram recebidos pelos coordenadores do CFA, professores Susan Pinette e Jacob Albert, cuja pesquisa é com documentos sobre a ocupação de franceses na região do rio Kennebec, incluindo um grande projeto de digitalização dos periódicos publicados em francês na América do Norte.

A parceria foi firmada e a Universidade do Maine passou a fazer parte da Rede Internacional de Pesquisa sobre a imprensa francófona, o que demonstra resultados positivos tanto da Missão como do estágio como Professora no Exterior.